O Wall Street Journal publicou um artigo que analisa a recente mudança em políticas de resolução de conflitos por partes de algumas empresas como a Amazon. As empresas passaram mais de uma década a obrigar empregados e clientes a resolver litígios fora do sistema judicial tradicional, mas o recente volume de processos de arbitragem forçou-lhes a rever as suas políticas devido aos elevados custos processuais que implica.
O gigante retalhista fez a mudança nos seus termos de serviço depois de ser inundado com mais de 75.000 pedidos de arbitragem individuais em nome dos utilizadores do Echo, que desencadeou custos de dezenas de milhões de dólares em taxas a pagar pela Amazon ao abrigo das suas próprias políticas.
Outras empresas, como a Uber e DoorDash, foram também inundas por um volume elevado de processos de arbitragem. É "algo que a maioria das pessoas pensava que os advogados dos queixosos não tentariam ou poderiam tentar fazer".
Pode ler aqui o artigo “Amazon Faced 75,000 Arbitration Demands. Now It Says: Fine, Sue Us” da autoria de Sara Randazzo, publicado pelo Wall Street Journal.